Alternativas ao combustível Diesel
Introdução
Para muitos dos nossos clientes, o combustível dos veículos representa a maior parte dos custos operacionais, pelo que a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 é uma grande prioridade.
O Óleo Vegetal com Hidrotratamento (HVO) e o Gás para Líquido (GTL) são ambos combustíveis alternativos aprovados pela Ford para veículos comerciais com motor Diesel, para ajudar a ter uma frota mais amiga do ambiente.
São combustíveis inflamáveis mais limpos que permitem melhorar as emissões e reduzir a carga de fuligem/Filtro de Partículas Diesel (DPF). Por conseguinte, são vistos como mais amigos do ambiente do que o Diesel convencional EN590.
A tabela abaixo mostra os veículos Ford aprovados para utilização de HVO e GTL:
Veículo | Compatível com HVO e GTL desde MY | Motor |
Transit | 19.75MY+ | 2.0L EcoBlue |
Transit Custom | 19.75MY+ (incl. 24MY+) | 2.0L EcoBlue |
Tourneo Custom | 19.75MY+ (incl. 24MY+) | 2.0L EcoBlue |
Ranger | 20MY+ | 2.0L EcoBlue 3.0L EcoBlue |
Transit/Tourneo Connect | 19.75MY+ | 1.5L EcoBlue |
Novo Transit Connect | 24.5MY+ | 2.0L EcoBlue |
Novo Tourneo Connect | 22.5MY+ | 2.0L EcoBlue |
Transit Courier | 21.25MY+ | 1.5L Duratorq |
Novo Transit Courier | 24MY+ | 1.5L EcoBlue |
Óleo Vegetal com Hidrotratamento (HVO)
O que é o HVO?
- O HVO é uma forma de combustível Diesel parafínico renovável produzido a partir de uma grande variedade de matérias-primas, incluindo óleo alimentar usado, utilizando processos convencionais de refinamento de óleo. (Não se trata do óleo alimentar não processado que se compra nas lojas)
- Os combustíveis HVO são abrangidos pela norma europeia EN 15940 para combustíveis Diesel parafínicos nos mercados da UE
- O HVO não é equivalente aos combustíveis de Biodiesel de "1.ª geração" (B5-B30) utilizados atualmente em alguns mercados da UE
- Os processos de refinação do HVO utilizam hidrogénio em vez de metanol (utilizado na produção de Biodiesel) como catalisador, para um combustível mais estável e de combustão mais limpa
- Os produtos HVO são combustíveis de alta qualidade com propriedades muito semelhantes às do Diesel de bomba à base de petróleo
Quais são as vantagens do HVO?
- O combustível HVO é uma alternativa ecológica ao Diesel tradicional e aos combustíveis Biodiesel
- O HVO pode reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o Diesel de bomba, especialmente se for produzido a partir de matérias-primas recicladas
- O HVO é mais estável do que o Biodiesel, sem os potenciais inconvenientes como o aumento das emissões de NOx, a formação de depósitos, os problemas de estabilidade no armazenamento, as fracas propriedades a frio ou o envelhecimento mais rápido do óleo do motor (exceto que pode haver um ligeiro impacto negativo na vida útil do óleo para os condutores de entregas urbanas a velocidades muito baixas)
- O HVO não requer atualizações do veículo nem tem quaisquer limitações de desempenho
- O HVO pode ser misturado com Diesel de petróleo em qualquer proporção até 100%.
- O intervalo de manutenção/garantia não é afetado pela utilização de HVO
Disponibilidade do HVO
Espera-se que a utilização de HVO registe um crescimento constante na Europa nos próximos 5 anos, à medida que mais produção se torna disponível
Gama de matérias-primas renováveis
- Óleo alimentar usado
- Resíduos de gordura animal da indústria de transformação de alimentos
- Resíduos de gordura da indústria de transformação de peixe
- Óleo de milho técnico
- Tall Oil
- Óleo de camelina
- Óleo de jatrofa
- Óleo de soja
- Óleo de colza
Marcas de HVO nos mercados da UE
- Neste
- Care Diesel
- HVO 100
- XTL
- NExBTL
- Evolution Diesel (mistura HVO/EN590)
- Blauwe Diesel (mistura HVO/EN590)
- R33 BlueDiesel (mistura HVO/EN590)
Podem estar disponíveis outras misturas HVO/EN590
Gás para Líquido (GTL)
O que é o GTL?
- O GTL é outra forma de combustível parafínico que utiliza o gás natural (metano) para sintetizar uma gama de combustíveis petroquímicos, incluindo o Diesel
- O gás natural é frequentemente um produto residual das refinarias de petróleo ou produzido em regiões onde o seu transporte é difícil e dispendioso devido ao arrefecimento extremo necessário.
- O estado líquido do GTL facilita o seu transporte e manuseamento
- O GTL pode ser utilizado como combustível de substituição, substituindo o Diesel normal sem modificações no motor
- Os combustíveis GTL são abrangidos pela norma europeia EN 15940 para combustíveis Diesel parafínicos nos mercados da UE
- O GTL é inodoro e facilmente biodegradável
Quais são as vantagens do GTL?
- O combustível GTL é praticamente isento de impurezas, como enxofre, metais, nitrogénio e aromáticos, o que o torna menos nocivo para o ambiente e permite que o motor funcione de forma mais suave e silenciosa.
- Esta pureza significa que a combustão é mais limpa – a redução das emissões de fuligem diminui consideravelmente a necessidade de renovação dos filtros de partículas Diesel, pelo que é ideal para veículos utilizados predominantemente a baixas velocidades
- A redução de poluentes contribui para o cumprimento dos regulamentos ambientais locais
- Está provado que o GTL tem um melhor desempenho no arranque a baixas temperaturas devido à sua baixa densidade e maior índice de cetano (velocidade de combustão de um combustível Diesel), pelo que é excelente para a fiabilidade durante todo o ano
- O GTL não requer atualizações do veículo nem tem quaisquer limitações de desempenho
- O intervalo de manutenção/garantia não é afetado pela utilização de GTL
Disponibilidade do GTL
- O GTL ainda não está amplamente disponível para o público em geral nas bombas de combustível – atualmente destina-se mais a frotas cativas com as suas próprias instalações de reabastecimento.
- Pode ser entregue em depósitos ou locais de trabalho tal como o Diesel normal, pelo que é especialmente adequado para centros de frotas (aeroportos, autarquias locais, serviços postais, veículos de construção)
Marcas de GTL nos mercados da UE
- Shell GTL
Nota: Não utilize óleo vegetal normal, dado que tal poderá originar uma reação química e provocar danos no motor que não estejam abrangidos pela Garantia do veículo.
Nota: Não recomendamos a utilização de aditivos extra para evitar a formação de cera no combustível.
Para obter informações específicas sobre o seu veículo, consulte a secção "Qualidade do combustível" no Manual do Proprietário.