Óleo De Travões
Como adicionar óleo de travões
Quando carrega no pedal do travão, é o óleo de travões que ajuda a accionar os travões para abrandar o veículo. Como tal, o óleo de travões é importante.
No entanto, à semelhança de todos os fluidos do veículo, é necessário verificar com regularidade e substituir ocasionalmente o óleo de travões. Observar o reservatório de travões uma vez por mês permitirá verificar se o nível está correcto ou se é necessário adicionar óleo. Se o nível de óleo de travões parecer ligeiramente reduzido, poderá atestar de acordo com o procedimento que se segue.
Antes de começar
Existem alguns procedimentos que deverá executar antes de começar:
- Estacione o veículo num piso nivelado.
- Utilize proteções para os olhos e mãos ao manusear o óleo de travões, dado que se trata de um fluido tóxico.
- Enrole ou remova vestuário solto e mantenha os braços afastados da(s) ventoinha(s) de arrefecimento; as ventoinhas podem ligar-se automaticamente, mesmo quando o motor está desligado.
- Consulte o manual do proprietário para obter o tipo específico de óleo de travões recomendado para o seu veículo. Utilize apenas óleo proveniente de um recipiente limpo e fechado. Nunca substitua outro fluido por óleo de travões.
- Nunca permita que a bomba principal funcione a seco; tal poderá provocar a avaria dos travões.
Adicionar óleo de travões ao veículo
- Com o motor desligado, abra o capot e localize o reservatório da bomba principal dos travões. Geralmente, encontra-se na parte traseira do compartimento do motor, no lado do condutor.
- Cubra o guarda-lamas antes de abrir o reservatório da bomba principal dos travões e tenha cuidado ao abrir um recipiente de óleo de travões, dado que poderá danificar a pintura do veículo.
- Utilize um pano ou toalha para limpar a tampa do reservatório da bomba principal, de modo a evitar a entrada de sujidade ou água durante a respectiva assistência. Limpe igualmente os tubos de óleo, se necessário.
- Observe o nível do óleo no lado do reservatório da bomba principal. Se o óleo de travões estiver na linha "MIN" ou acima da mesma, o nível de óleo de travões estará correcto e não será necessário adicionar óleo.
- Se o óleo de travões estiver abaixo da linha "MIN", abra cuidadosamente a tampa do reservatório e, em seguida, adicione óleo de travões até que o nível fique imediatamente abaixo da linha "MAX". Não encha em excesso.
- Utilizando um pano que não largue pelo ou uma toalha completamente limpos, limpe o interior da tampa do reservatório: esta poderá apresentar óleo de travões, sujidade/detritos ou ambos e é necessário limpá-la antes de ser recolocada.
- Coloque cuidadosamente a tampa do reservatório neste último e pressione os quatro cantos para baixo até que a tampa encaixe na devida posição.
Visite o seu concessionário local para solicitar a inspecção dos travões o mais rapidamente possível, especialmente se o nível de óleo continuar a descer ou se o óleo apresentar uma tonalidade escura. O sistema de travões poderá necessitar de assistência. Se tiver alguma dúvida sobre como mudar o óleo de travões, dirija-se ao seu concessionário local para que o procedimento seja realizado por um profissional.
Sugestão rápida
Existem três tipos principais de óleo de travões: DOT 3, DOT 4 e DOT 5.
DOT 3 e 4 são óleos de travões à base de glicol e a principal diferença entre os mesmos consiste no ponto de ebulição: o óleo DOT 4 entra em ebulição a uma temperatura mais elevada, o que poderá ser benéfico se os travões sofrerem uma utilização intensiva ou se o veículo estiver envolvido em provas de automobilismo. Como é evidente, deverá consultar em primeiro lugar o manual do proprietário de modo a garantir que o DOT 4 pode ser utilizado no seu veículo.
O óleo DOT 5 tem como base a silicone: não absorve humidade como os óleos DOT 3 e 4 e dispõe de um ponto de ebulição mais elevado. No entanto, o óleo DOT 5 nunca deverá ser adicionado a veículos com especificação de óleo DOT 3 ou 4, dado que o sistema de travões poderá ser danificado.
Para obter informações sobre óleo de travões específicas do veículo, consulte o Manual do Proprietário ou contacte o seu concessionário local.