Codificação Dos Pneus
A parede lateral de um pneu típico está impressa com inúmeros códigos e números, os quais são utilizados para identificar o tamanho e as características físicas desse mesmo pneu, para além de detalhes relacionados com o respectivo fabrico.
Tamanho do pneu
O tamanho do pneu pode ser consultado na parede lateral do pneu actual e é constituído por uma sequência de números e letras.
- Os primeiros três dígitos apresentam a largura do pneu em milímetros. Esta medida refere-se à distância entre as paredes laterais ao longo do piso.
- Os quarto e quinto dígitos do código do pneu que se seguem imediatamente à largura do pneu referem-se à relação entre largura e altura ou à altura de perfil da parede lateral do pneu. Isto é expresso como percentagem da largura do pneu.
- Os pneus radiais estão assinalados com a letra R. Os pneus radiais são fabricados com as telas posicionadas num ângulo de 90 graus face ao sentido de marcha, de modo a conferir robustez adicional ao pneu. Quase todos os pneus novos fabricados hoje em dia são pneus radiais.
- Os dois dígitos seguintes representam o tamanho da jante em que o pneu pode ser montado. Estes dois dígitos representam igualmente o diâmetro do pneu de talão a talão.
Índice de velocidade
O índice de velocidade de um pneu é representado por uma letra do alfabeto no final do código do tamanho do pneu e indica a possibilidade de velocidade máxima do pneu. Os pneus recebem um índice de velocidade com base numa série de testes que medem a capacidade do pneu de se sujeitar uma determinada velocidade durante um período de tempo mais longo.
Índice de carga
O índice de carga fornece informações sobre o peso máximo que o pneu consegue suportar. O índice de carga é um código numérico que pode ser localizado imediatamente depois da identificação do tamanho do pneu e antes do índice de velocidade.
Data de fabrico
O pneu apresenta igualmente informações impressas sobre o momento e local de fabrico do pneu. Isto é representado por diversas letras e números, começando pelas letras DOT (significando que o pneu ultrapassa os padrões de segurança do Departamento de Transporte dos E.U.A.).
- Os primeiros 8 caracteres que se seguem a DOT são essencialmente um número de série utilizado pelo fabricante para identificar o pneu e as instalações de produção em que foi fabricado.
- Os últimos quatro algarismos, geralmente apresentados numa pequena janela, podem ajudar a identificar a idade do pneu.
- Os primeiros dois dígitos representam a semana do ano em que o pneu foi fabricado, entre 1 e 52. Os dois últimos dígitos representam o ano.
Reforçado
Os pneus com um maior índice de carga são frequentemente assinalados, de modo a indicar que foram reforçados para suportar peso adicional. As marcas comuns para indicar esta situação são: RF, REINF e RFD.
Run Flat
Os pneus "run flat" foram especialmente concebidos com paredes laterais reforçadas de modo a que, em caso de perda de pressão (como, por exemplo, um furo), o pneu seja capaz de suportar o peso do veículo e possa continuar a ser utilizado durante um breve período de tempo até que o condutor possa chegar a um local adequado para parar e solicitar a substituição do pneu. Os possíveis símbolos para este tipo de pneus são: ROF, EMT, RFT, ZP, SSR e DSST.
Homologação
Alguns pneus destinam-se especificamente a ser utilizados com determinadas marcas de veículos de modo a obterem vantagens adicionais ao nível do desempenho. Estes pneus foram concebidos em colaboração estreita com o fabricante do veículo e apresentam um símbolo designado na parede lateral que indica que o pneu corresponde aos rigorosos requisitos do fabricante e que recebeu o estatuto OE. Os pneus concebidos para veículos Ford apresentarão um símbolo FO.