Definição de Pesos e Cargas de Veículos Comerciais
Escolher uma nova carrinha é uma decisão importante, com muitos fatores a ter em consideração. Embora alguns aspetos, como selecionar a variante mais apropriada, identificar a utilização primária prevista e determinar as dimensões da caixa de carga, sejam relativamente simples, outros, como por exemplo, calcular a carga útil, são mais complexos.
Capacidade de carga útil
Para calcular a carga útil, tem de saber dois valores: o peso bruto do veículo (GVM) e a tara.
Peso bruto do veículo (GVM)
O GVM é o peso máximo permitido do veículo quando carregado e pronto a seguir viagem – tal inclui o peso do veículo em si, acessórios, condutor e ocupantes (assumindo o peso padrão da indústria de 75 kg/pessoa), líquidos, depósito de combustível 90% cheio (1 litro de diesel = aproximadamente 0,85 kg), equipamento opcional e pós-venda e a carga.
Tara
A tara é o peso de um veículo na versão Base com as especificações de série, incluindo líquidos e o depósito de combustível 90% cheio, mas sem o condutor, ocupantes ou carga. Se pretender carregar o veículo próximo da sua capacidade máxima, recomenda-se que adicione uma margem de erro de 5% da tara ao valor desta antes do cálculo da carga útil a fim de reduzir o risco de sobrecarga.
A carga útil é a diferença entre as duas.
Peso bruto do veículo menos tara = carga útil
Peso bruto do reboque (GTM)
O peso bruto do reboque é o peso total permitido de um veículo juntamente com o respetivo atrelado e carga