Dicas de limpeza do veículo
É impressionante a rapidez com que o seu carro pode ficar sujo.
Mas devolver o seu orgulho à condição de montra é fácil—apenas são precisos alguns produtos de limpeza, um bom dia e algum trabalho manual.
E tendo em conta o custo de ter este trabalho feito por profissional, limpar o seu próprio veículo pode também poupar-lhe dinheiro.
Limpeza do interior
Aspirar
Comece por aspirar a alcatifa, os bancos e o tablier e a prateleira traseira. Um acessório de aspirador com uma escova ajuda a desalojar a sujidade mais resistente, um acessório de fenda estreita limpa os sítios de difícil alcance, como debaixo dos bancos.
Limpeza dos bancos em tecido
Limpe os bancos em tecido com um produto de limpeza de tecidos específico: Espalhe-o com uma esponja e deixe assentar. Assim que estiver seco, aspire. O excesso de produto de limpeza pode ser removido com uma toalha limpa.
Limpar e condicionar a pele
Ajuda a remover manchas e sujidade das superfícies em pele com um produto de limpeza de pele de qualidade, uma toalha limpa e uma pressão ligeira. Tenha cuidado para não esfregar com muita força, pois pode remover a coloração.
Dicas para peças de revestimento
Dê brilho às suas peças de revestimento interior com um produto de limpeza para plástico e vinil. Utilize-o com uma toalha limpa e um pouco de trabalho manual para ajudar a remover a sujidade encrustada. A maioria dos produtos de limpeza têm também a vantagem de uma proteção de longo prazo assim que são absorvidos. Limpe as cavidades de difícil acesso com cotonetes, que limpam especialmente bem o grupo de instrumentos, símbolos, interruptores, saídas de ar, sistema áudio e tablier.
Remover manchas da alcatifa
Trate as manchas da alcatifa e estofos com um removedor de manchas como o Produto de limpeza de estofos e alcatifa Motorcraft® Professional Strength, ou Removedor de manchas e nódoas Motorcraft. Deixe absorver durante alguns minutos e escove as manchas com uma escova de filamentos de plástico. Limpe com um pano novo e, em seguida, aspire novamente. Repita o processo em manchas resistentes.
Limpeza do exterior
Inspecionar a sua pintura
Em primeiro, examine todo o seu veículo e encontre manchas problemáticas: contaminantes como excrementos de pássaro, alcatrão e resina de árvores, bem como riscos, raspões e lascas. Faça um pré-tratamento de quaisquer contaminantes moles com o pulverizador de limpeza completa; utilize o Removedor de alcatrão e insetos Motorcraft em alcatrão e insetos endurecidos.
Apenas lavagem à mão
Estacione o seu veículo à sombra e, em seguida, lave-o com um balde de produto de limpeza de revestimentos Motorcraft e uma luva de lavagem de lã de cordeiro. Lave sempre o veículo de cima para baixo. Uma escova de filamentos de nylon ou pelo natural irá ajudá-lo a remover a sujidade das paredes laterais do pneu.
Enxaguar e secar
Em seguida, enxague o veículo passando água com uma mangueira de jardim de cima para baixo—este processo arrasta a água em amplas porções. Seque o veículo de cima a baixo com toalhas de secar de microfibra. Seque as janelas em primeiro lugar e depois passe para a pintura. Seque sempre o veículo à sombra e certifique-se que o seca completamente antes da formação de manchas de água.
Remover os contaminantes com Clay
Coloque a sua mão no capot do veículo e deslize suavemente os seus dedos para cima e para baixo, no capot. Será capaz de "sentir" os contaminantes nas pontas dos seus dedos—sentirá pequenos altos na superfície. Se a sua pintura for nova e a superfície estiver completamente suave, pode avançar a próxima etapa.
Se sentir a presença de contaminantes, remova-os utilizando uma clay bar: Aplane a clay bar para que caiba na sua mão e agarre o seu pulverizador de limpeza completa na outra mão. Em seguida, pulverize o produto de limpeza completa sobre um painel para lubrificar a clay e esfregue suavemente a clay aplanada para trás e para a frente, sobre toda a superfície da pintura. Limpe um painel de cada vez. Quando secar, repita o teste das pontas dos dedos—a pintura deve agora estar limpa.
Acrescentar cera
Deve sempre passar cera no veículo após utilizar uma clay bar. Existem duas formas de encerar: Se a sua pintura tiver imensos raspões e riscos, é necessário um sistema de várias etapas, que utiliza aplicações separadas de removedor de riscos, produtos de limpeza e um verniz, para além da cera. Se a sua pintura for nova e/ou estiver em bom estado, apenas precisa de encerar.
Coloque uma pequena quantidade de cera num aplicador de espuma ou microfibra. Coloque o aplicador num painel superior como o tejadilho ou capot e, com movimentos circulares, aplique a cera em dois painéis ao mesmo tempo. A cera seca deve apenas apresentar uma ligeira névoa—branco brilhante significa que está a utilizar a cera em demasia.
Remova a cera seca utilizando panos 100% de algodão ou microfibra. Certifique-se de que vira o pano frequentemente, para que a cera não se acumule neste. Quando terminar, utilize um pano limpo para fazer uma passagem final sobre a pintura e remover o excesso de cera acumulado nas área mais estreitas como símbolos e espaços entre os painéis da carroçaria.
Limpar janelas e retrovisores
Limpe o interior e exterior dos seus vidros e retrovisores pulverizando um produto de limpeza sem amoníaco para uma toalha de microfibra ou sem cotão. Os produtos de limpeza sem amoníaco cheiram melhor, não riscam, não danificam a tonalidade da janela e não danificam o seu interior em caso de pulverizar demasiado. Se visualizar manchas de água nas janelas ou no para-brisas, um bom lustre cromado pode removê-las.
Escolher o produto de limpeza das rodas correto
Antes de comprar um produto de limpeza para as rodas, verifique o seu manual do proprietário para descobrir o tipo de rodas que o seu veículo possui.
A rodas podem ser:
- Pintadas, anodizadas e com camada transparente de alumínio (várias rodas de origem)
- Alumínio polido
- Magnésio polido
- Cromado
Assim que conhecer o tipo de roda que possui, pode escolher o produto de limpeza adequado: O produto de limpeza para pneus e rodas Motorcraft é ótimo para rodas com revestimento transparente de origem, um produto de limpeza de rodas cromadas serve para as rodas cromadas e existem polimentos para rodas de alumínio e magnésio não revestidos.
Para limpar as suas rodas, lave-as com água com sabão e, em seguida, enxague. Ataque o pó dos travões e a sujidade com o produto de limpeza de rodas em pulverizador ou creme, e remova-o sempre rapidamente lavando com a mangueira o produto pulverizado ou limpando o creme com uma toalha sem cotão. Repita as vezes necessárias e faça uma passagem final com uma toalha limpa para garantir que o produto de limpeza foi totalmente removido.
Consulte sempre o Manual do proprietário para as informações específicas do seu veículo. Se tiver alguma dúvida, contacte o seu concessionário local.