O que é o eCall?
- O eCall é um sistema usado em veículos em toda a UE que, caso um veículo esteja envolvido num acidente rodoviário grave, faz automaticamente um chamada de emergência gratuita para o 112. O eCall também pode ser ativado manualmente, através de um botão.
- O sistema eCall efetua automaticamente uma chamada para os serviços de emergência, após um acidente grave.
O sistema enviará a localização do veículo aos serviços de emergência, permitindo-lhes contactar o veículo e verificar se o condutor está consciente ou não.
Todos os veículos possuem o sistema automático de chamada de emergência?
Se comprar um veículo de um modelo novo homologado depois de 31 de março de 2018, este terá obrigatoriamente instalado o sistema eCall baseado no número 112. Esta regra aplica-se aos veículos com um máximo de oito lugares e aos veículos comerciais ligeiros. Se o seu veículo já estiver registado, não é obrigado a equipá-lo com um dispositivo eCall, mas pode fazê-lo desde que este cumpra os requisitos técnicos para tal.
Efetuar uma chamada eCall tem custos?
O sistema eCall funciona sempre?
Qual o tipo de emergências em que o sistema eCall poderá ajudar-me?