Bomba de calor do Ford Electric Explorer
O Electric Explorer pode ser equipado com uma bomba de calor opcional que proporciona um aquecimento com eficiência enérgica do habitáculo do veículo, o que resulta numa menor necessidade de corrente da bateria.
Como funciona?
Em comparação com um automóvel a gasolina, os veículos elétricos não produzem calor residual suficiente para aquecer adequadamente o interior do veículo, pelo que é necessário aquecimento elétrico com a energia proveniente da bateria. Ter uma bomba de calor num automóvel elétrico pode ser um grande vantagem quando conduz com temperaturas frias. O sistema de bomba de calor comprime o líquido de refrigeração do ar condicionado sob alta pressão e o calor produzido é utilizado para aquecer o ar frio que circula. Isto utiliza menos energia da bateria para o aquecedor de alta tensão, o que proporciona uma maior autonomia em relação aos veículos elétricos sem bomba de calor.
Quais são as vantagens?
Abaixo de 10 °C de temperatura ambiente e consoante as condições climatéricas e do padrão de condução, o sistema de bomba de calor tem:
• um benefício no consumo de energia de até 1 kW
• um aquecimento significativamente mais rápido do habitáculo com um consumo de energia comparável ao do aquecimento com HV-PTC