Para o carregamento "normal" em corrente alternada, por exemplo, durante a noite em casa ou no trabalho, os veículos elétricos utilizam um carregador de bordo (que funciona como um retificador) para converter a energia de corrente alternada de uma estação de carregamento ou de uma tomada de parede em energia de corrente contínua que pode ser armazenada na bateria do veículo. Os tempos típicos de carregamento em vazio até à carga total para o carregamento em CA variam entre 5 e 10 horasTooltip, dependendo da instalação elétrica individual (do lado da infraestrutura) e do veículo.
Para o carregamento rápido de CC, por exemplo, numa estação de carregamento de autoestrada durante uma viagem de longa distância, a estação de carregamento fornece energia de CC diretamente à bateria de alta tensão (HV). Durante o carregamento, o veículo comunica continuamente a potência necessária/permitida à estação de carregamento, que fornece a potência através da correspondência adequada da tensão de saída relativamente à bateria de alta tensão (HV). Os tempos de carregamento CC típicos de 10% a 80% variam entre 25 e 40 minutosTooltip.
O sistema de carregamento dos VE foi concebido para carregar a bateria de forma segura e eficiente. O carregador e o conversor VE podem também ter características de segurança incorporadas, tais como proteção contra sobreaquecimento, sobrecorrente e sobretensão, que ajudam a evitar danos na bateria ou noutros componentes do sistema elétrico do veículo.