SABE A DIFERENÇA ENTRE UM HÍBRIDO E UM HÍBRIDO PLUG-IN?

Ainda que conjuguem, ambos, duas fontes de energia distintas (combustão + electricidade), um veículo híbrido (HEV) não é exactamente igual a um veículo híbrido plug-in (PHEV). Aperte o cinto de segurança e deixe-se conduzir pela tecnologia.

Ford Kuga

Antes de mais, uma pergunta impõe-se: o que são carros híbridos? De uma forma simples e descomplicada, podemos afirmar que são veículos que conjugam duas fontes de energia distintas, ou seja, combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais). MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), HEV (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) são siglas que indicam estarmos na presença de carros híbridos, ainda que cada um deles disponha das suas especificidades e apresente diferentes níveis de electrificação.

O que é um Mild Hybrid? Como funciona um Mild Hybrid? Também designado de veículo híbrido moderado, o Mild Hybrid (MHEV) é semelhante a um Hybrid (HEV). A diferença reside no facto de o seu motor eléctrico não ser suficientemente potente para deslocar o carro, como acontece no HEV, limitando-se, por isso, a desempenhar o papel de auxiliar do motor de combustão interna, melhorando a eficiência e reduzindo consumos e emissões.

Já um Hybrid (HEV), também conhecido, de forma controversa, diga-se, como “híbrido auto-carregável”, é um veículo que combina um motor eléctrico com um motor de combustão interna (gasolina). A potência do motor eléctrico permite que o carro seja movido apenas com electricidade durante alguns quilómetros. A Ford, por exemplo, utiliza a designação FHEV (Full Hybrid Electric Vehicle), que, na prática, equivale a um HEV, ou seja, o veículo pode ser movido apenas por uma fonte de energia ou pelas duas em simultâneo.

E um PHEV, o que é? É um veículo híbrido plug-in, que, tal como um HEV, combina combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais). Só que, ao contrário de um HEV, um PHEV requer carregamento eléctrico para se tirar o melhor partido da sua utilização. A vantagem de um PHEV é que tem uma autonomia eléctrica superior à de um HEV precisamente por poder ser recarregado.

Ford electrificou o Kuga

Construído na fábrica da Ford em Valência, Espanha, o novo Kuga, disponível em versões PHEV e FHEV (além de uma a gasolina 1.5 EcoBoost de 150 cv), é o exemplo perfeito de como pode um automóvel ser actualizado em termos de design, tecnologia e soluções de conveniência para se tornar num completo SUV familiar electrificado.

Dito de outra forma, o novo Kuga foi concebido para apoiar os clientes nas suas aventuras do dia-a-dia, com uma concepção arrojada, tecnologias inteligentes e propulsores electrificados para satisfazer todas as necessidades de utilização.

Além disso, este SUV representa mais um passo no percurso da Ford rumo a uma gama de veículos de passageiros e comerciais 100% eléctricos na Europa até 2035. Uma gama abrangente de propulsores, incluindo opções híbridas plug-in (PHEV) e 100% híbridas (FHEV), que constitui um trampolim para a locomoção 100% eléctrica e que permite aos clientes experimentarem o requinte, a conveniência e a redução das emissões.

O novo Kuga exibe um design moderno por dentro e por fora, com todas as versões a oferecerem um aspecto mais distinto e características de estilo únicas. Também foram introduzidas, pela primeira vez, as novas versões Active e Active X (que se juntam às Titanium, ST-Line e ST-Line X), dotadas de uma imagem mais robusta e actualizações técnicas para proporcionar uma versatilidade adicional.

De acordo com dados fornecidos pela JATO Dynamics e pela IHS Markit, na totalidade dos anos de 2021 e 2022 o Kuga PHEV foi o híbrido plug-in mais vendido da Europa. Os seus propulsores electrificados foram aperfeiçoados para oferecem aos clientes melhorias significativas em termos de desempenho e aptidões, assegurando que existe sempre uma opção que se adapta às necessidades de cada um.

Tanto o novo Kuga PHEV como o novo Kuga Hybrid (FHEV) beneficiam, agora, de um motor de tracção de maiores dimensões e de uma transmissão automática power-split melhorada, proporcionando benefícios significativos em termos de desempenho e capacidade de reboque, para uma versatilidade ainda maior.

Tecnologia de geofencing

O novo Ford Kuga PHEV cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos - quase dois segundos mais rápido do que anteriormente - sendo que o novo Kuga PHEV e o novo Kuga Hybrid oferecem a melhor capacidade de reboque da sua classe (2.100 kg), o que representa um aumento superior a 30%.

A combinação da eficiência e o requinte de um propulsor electrificado com a autonomia e a liberdade de um sofisticado motor de combustão interna do novo Kuga PHEV deve-se ao bloco a gasolina de 2,5 litros (ciclo Atkinson), ao motor eléctrico, ao gerador e à bateria de iões de lítio de 14,4 kWh, que permitem chegar aos 243 cv. As emissões de CO2 situam-se entre 20 e 28 g/km (homologação WLTP) e o consumo de combustível entre 0,9 e 1,2 l/100 km. A autonomia elétrica vai dos 60 aos 69 km.

O novo Kuga PHEV oferece tecnologia de geofencing (demarcação geográfica) para mudar, automaticamente, para o modo de condução eléctrica ao entrar numa zona de baixas emissões sem intervenção do condutor, ajudando a maximizar os benefícios da qualidade do ar onde estes são mais necessários: nas cidades.

Já o novo Kuga Hybrid, dispõe de um grupo propulsor FHEV com função de auto-carregamento que oferece uma capacidade de condução puramente eléctrica, com a opção de tracção dianteira ou integral inteligente Ford.

O motor a gasolina de 2,5 litros (ciclo Atkinson) combina-se com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio para proporcionar emissões de CO2 de 121 a 146 g/km (homologação WLTP) e um consumo de combustível de 5,3 a 6,4 l/100 km, com uma autonomia de até 900 km com um único depósito de combustível e até 64% de condução puramente eléctrica em cidade.

Agora que já conhece as diferenças entre estas motorizações tão distintas, poderá escolher qual delas se ajusta da melhor forma ao seu quotidiano!

ARTIGOS RELACIONADOS