NOVO FORD TOURNEO CONNECT PASSA A INTEGRAR A GAMA 5 ESTRELAS DA FORD
O novo Ford Tourneo Connect acaba de se tornar no mais recente modelo do construtor a ver-se premiado com 5 estrelas na avaliação de segurança da Euro NCAP.
Clique aqui para conversar com o nosso assistente virtual e muito mais!
ABRIL 1, 2022
Em situações de emergência, tudo o que reduza a velocidade a que os socorristas podem chegar ao local de um acidente, fazendo-os abrandar, traduz-se em atrasos que se podem revelar fatais.
A Ford tem feito experiências com tecnologias de semáforos conectados que podem, de um modo automático, passar a verde, proporcionando rotas mais claras e diretas a veículos de emergência (ambulâncias, viaturas de bombeiros e policiais)Tooltip. A mesma tecnologia pode, também, ajudar a reduzir os riscos de acidentes causados pelos socorristas que conduzam através de zonas em que os semáforos se encontrem vermelhosTooltip.
Os congestionamentos também poderiam ver-se reduzidos com semáforos que enviem informação dos timings de verde/vermelho para os veículos que se aproximem do local.
"Quer se trate de um carro de bombeiros com destino a um incêndio ou uma ambulância que se dirija ao local de um acidente, a última coisa que alguém quer é que estes condutores sejam apanhados entre outros veículos, tendo de esperar que os semáforos mudem de cor".
Martin Sommer
Engenheiro de Investigação, da divisão Automated Driving Europe, Ford Europa.
O teste-piloto insere-se num projeto mais alargado que envolve a testagem de veículos automatizados e conectados com infraestruturas em rede em autoestradas, zonas urbanas e rurais. Esta investigação exemplifica o compromisso da Ford em usar a conectividade e a inovação para melhorar a experiência de condução como um todo.
Numa situação de resposta a uma emergência, o veículo emite um sinal para os semáforos para que estes se tornem verdes. Assim que o veículo faz a sua passagem pelo cruzamento, os semáforos retornam à operação normal.
Aquando da realização dos testes, no modo de condução diária, o veículo de ensaio recebeu a informação a tempo real sobre a disposição dos semáforos. Ao receber a informação de que o semáforo estava vermelho, a velocidade do veículo foi reduzida, mesmo antes do cruzamento. Desta forma, foi possível alinhar a sua chegada ao semáforo com o momento em que este passou a verde, por exemplo de 50 km/h para 30 km/h.
Para veículos que se deparassem com um semáforo vermelho, a tecnologia poderia ainda ajudar a minimizar a travagem brusca e o tempo de impasse. O veículo recebeu a informação do semáforo muito antes do cruzamento e abrandou mais cedo, ajudando a reduzir o congestionamento.
A comunicação entre veículos e semáforos é possível devido a tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything). Os dados são trocados diretamente entre o veículo e o "dispositivo" que pode assumir várias formas, entre elas, uma infra-estrutura na berma da estrada, outros veículos e dispositivos que permitem avaliar as características do trânsito.
O projecto decorreu entre janeiro de 2020 e março deste ano.