POLÍTICA PRIVACIDADE VEÍCULO CONECTADO

Conecte-se

Privacidade e proteção de dados do veículo conectado  

Através de dispositivos como smartphones, tablets e computadores, conectamo-nos com o mundo que nos rodeia utilizando tecnologia de comunicação wireless. O seu veículo Ford permite-lhe fazer o mesmo!

Ter um veículo conectado significa que, em função de como estiver equipado, o seu Ford pode comunicar wireless com apps do seu dispositivo móvel e connosco, os nossos parceiros e os nossos fornecedores de serviços.

O seu veículo Ford pode estar conectado através das tecnologias Ford SYNC, Wi-Fi, AppLink ou FordPass Connect. Veja a secção de Tecnologia para saber mais sobre estas tecnologias, e consulte o manual do proprietário para descobrir que tecnologia de conectividade pode ser usada ou está instalada no seu veículo.

Ao comprar um veículo conectado Ford, abrem-se-lhe todas as rotas digitais.

Sobre a Ford

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. é responsável pela informação recebida do seu veículo conectado, e para efeitos do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados, é o responsável pelo tratamento.

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. faz parte do Grupo Ford Motor Company. Pode consultar a lista das empresas do Grupo Ford Motor Company aqui.

Para algumas atividades de tratamento descritas aqui, a nossa empresa matriz, a Ford Motor Company, assume a responsabilidade principal e também é responsável pelo tratamento. Neste caso, a Ford Motor Company trabalhará consigo para garantir que a sua informação pessoal e os seus diretos relacionados com ela estão protegidos.

Quando utilizamos os termos «nós» ou «nosso», a menos que estipulemos o contrário, referimo-nos à FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. e à Ford Motor Company.

Sob controlo

A informação do veículo conectado está associada ao número de identificação único do seu veículo ('número de identificação do veículo' ou 'NIV'), que pode ser vinculado consigo como proprietário ou arrendatário, e com outros identificadores de componentes do veículo. Pode encontrar mais informação aqui, no veículo, no seu manual do proprietário, mediante a aplicação FordPass (segundo disponibilidade) ou entrando em contacto connosco através dos dados que se apresentam mais abaixo.

Pode estabelecer certas preferências para a recolha da informação do veículo conectado através da configuração do sistema de entretenimento informativo do seu veículo. Também poderá telefonar para o Centro de Apoio ao Cliente da Ford para conhecer outras opções disponíveis.

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA.
Parque Tejo, Estrada Nacional 10, Km 131.200 (Alverca),
2625-445 Forte da Casa.
800 210 373 (número gratuito).

 

FordPass Connect

O FordPass Connect é a última tecnologia de veículos conectáveis da Ford. Baseando-se no SYNC, o FordPass Connect permite-lhe aceder a uma gama de novas funções através de um modem integrado no veículo. O FordPass Connect atinge ainda mais potencialidade quando é sincronizado com o seu smartphone através da aplicação FordPass.

Visite a página da FordPass para obter mais informação.

O FordPass Connect é um modem móvel que permite ao seu Ford conectar-se a uma rede, similar à conexão de um dispositivo móvel com um cartão SIM. Da mesma forma que outras partes do seu veículo, o modem e o seu SIM são instalados na fábrica.

São muitas as diversas tecnologias que trabalham conjuntamente para proporcionar o conforto e o conteúdo mais atualizado que envolve estar conectado. Os fornecedores de serviços de Internet ou os operadores de redes móveis desempenham um papel muito importante na habilitação de grande parte da comunicação wireless da qual dispomos. O FordPass Connect não é exceção e trabalhamos com a Vodafone como nosso operador de rede que é quem nos proporciona a rede de dados móveis em que o FordPass Connect se baseia.

Uma vez conectado, o seu veículo irá enviar-nos alertas periódicos. Estes alertas contêm um número único que identifica o SIM do seu veículo, o NIV do seu veículo, e o número de série eletrónico do seu modem FordPass Connect. Da mesma forma que um dispositivo/telemóvel, estes alertas permitem-lhe ter uma experiência rápida e sem interrupções quando estiver preparado para conectar o seu veículo utilizando a aplicação FordPass.

O FordPass Connect permite que a informação do veículo conectado (que se descreve com mais detalhe a seguir) nos seja enviado a partir do seu veículo, e permite à Ford Motor Company realizar atualizações OTA do software e dos sistemas do veículo.

No momento da compra do seu novo Ford conectado, o seu distribuidor irá explicar-lhe como completar a ligação do seu veículo e como pode aproveitar tudo o que essa conectividade lhe oferece. Quando lhe for entregue, o distribuidor certificar-se-á de que a configuração de conectividade do seu veículo está personalizada de acordo com as suas preferências e explicará como desativá-la se o desejar.

Por mais conectado que queira estar, o seu sistema SYNC permite-lhe ter o controlo. Pode estabelecer as suas preferências no veículo, inclusive as relacionadas com a informação do veículo conectado que é partilhada connosco, na configuração de Conectividade em qualquer momento. Pode encontrar mais informação sobre os controlos no veículo no seu manual do proprietário.

Tenha em atenção que desconectar o veículo ou fazer alterações na configuração da informação partilhada pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de certos serviços.

Uma vez que o veículo guardará as suas preferências de conectividade e qualquer dado importante, como o seu livro de endereços, pode ter contas FordPass associadas, Não se esqueça de fazer um Reset Total se algum dia vender o seu veículo ou comprar um veículo usado equipado com FordPass Connect! No manual do proprietário encontrará como fazê-lo.

Ponto de acesso Wi-Fi

Alguns veículos equipados com o FordPass Connect podem ser registados na Vodafone para obter um serviço de ponto de acesso Wi-Fi no veículo. Para habilitar a ativação do seu ponto de acesso Wi-Fi, é proporcionada determinada informação à Vodafone, incluindo o NIV do seu veículo e o identificador para o seu SIM. Pode saber como utilizam a sua informação pessoal na sua política de privacidade, que estará disponível quando criar a sua conta para o ponto de acesso Wi-Fi. Embora a Vodafone proporcione o ponto de acesso Wi-Fi e administre a sua subscrição, seremos informados quando atingir certos limites de uso de dados. Se sincronizou o FordPass Connect com a aplicação FordPass pode ver o consumo do seu plano de dados na aplicação FordPass e no seu veículo. Para obter mais informação sobre o ponto de acesso Wi-Fi, visite o sítio web da Vodafone: https://internetinthecar.vodafone.com.

WI-FI SYNC

Comprometemo-nos a enriquecer e melhorar a experiência de condução do SYNC. Para que seja ainda melhor, publicaremos periodicamente atualizações de software para que tenha a última versão do SYNC & Maps para mantê-lo atualizado e bem informado.

Se o seu veículo não estiver equipado com o FordPass Connect, ao conectar-se ao Wi-Fi da sua casa ou outra rede Wi-Fi permitir-lhe-á obter atualizações do SYNC. De forma alternativa, o seu distribuidor também pode gerir uma atualização de software do SYNC.

Utilize redes de confiança e, como o SYNC recordará as redes a que se conecta, não se esqueça de fazer um Reset Total se algum dia vender o seu veículo!

AppLink

Ainda que o seu veículo não esteja equipado com o FordPass Connect, pode conectar as suas aplicações móveis favoritas com SYNC para usá-las de forma segura e conveniente enquanto conduz. O seu dispositivo móvel proporciona a ligação de dados (pelo que serão aplicados os encargos de dados) e o SYNC permite-lhe ter o controlo com integração de entretenimento informativo, incluindo os controlos de voz.

O SYNC lembrar-se-á do seu dispositivo móvel, assim, não se esqueça de fazer um Reset Total se algum dia vender o seu veículo, ou se comprar um veículo Ford usado.

Se mudar de opinião sobre a partilha dos dados do veículo com uma aplicação móvel ou quiser deixar de usá-la com o SYNC, pode sempre alterar as suas preferências na configuração da aplicação móvel do SYNC no seu veículo.

Como saber se está conectado?

Pode verificar algumas coisas no seu veículo se tiver dúvidas sobre a configuração de conectividade.

Pode verificar o sistema de entretenimento informativo do seu veículo na barra de estado do ecrã de alertas e notificações, incluindo a potência das redes Wi-Fi próximas ou a potência da conexão que vem do seu dispositivo móvel.

Em alguns veículos, aparecem ícones que indicam se a informação do veículo conectado, que pode incluir a localização, está a ser transmitida pelo veículo.

Por exemplo, se o seu veículo estiver equipado com o FordPass Connect e um sistema SYNC com um ecrã SYNC no veículo:

alt

indica que o modem está ativado e que está a transmitir a informação do veículo conectado, excluindo a localização,

alt

indica que está a transmitir a localização do veículo,

alt

indica que o modem está ativado, e que a informação do veículo conectado e a localização do veículo estão a ser transmitidas.

Cada caso é diferente, dessa forma verifique como o seu veículo está equipado. Pode averiguar que equipamento de conectividade está instalado no seu veículo, e saber que dados estão a ser transmitidos a partir do seu veículo no seu manual do proprietário ou pode perguntar ao seu distribuidor.

Também pode encontrar informação sobre como desconectar o seu veículo no seu manual do proprietário. Tenha em conta que desconectar o veículo ou fazer alterações na configuração da informação partilhada pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de certos serviços.

Partilhar é solidário! Partilhar o seu veículo, ou conduzir um veículo partilhado

Se partilhar o seu veículo com outras pessoas, informe-as sobre a sua configuração de conectividade. Por exemplo, diga-lhes onde podem encontrar a informação necessária para conectar-se ao ponto de acesso Wi-Fi do veículo e onde podem desativar a localização e outros dados partilhados.

Podem ser criadas múltiplas contas na aplicação FordPass, e pode-se conectar mais de uma conta a um só veículo. Se conduzir um veículo com mais de uma conta conectada, o utilizador de cada conta terá acesso a:

  • localização do veículo;
  • serviços que permitem que o veículo seja iniciado remotamente (em alguns países), bloqueado ou desbloqueado; e
  • serviços que mostram informação sobre o estado do veículo (por exemplo, o seu nível de combustível).

Do mesmo modo, se conduzir um veículo com a aplicação FordPass conectada, o utilizador da aplicação terá acesso à informação e aos serviços mencionados anteriormente.

Se escolher conectar uma conta na aplicação FordPass a um veículo que já tinha sido conectado a outra conta, o seu nome e o facto de ter solicitado esta ligação serão partilhados, através da aplicação FordPass, com os utilizadores que se conectaram ao veículo antes de si. Este utilizador ou utilizadores terão a oportunidade de permitir ou recusar a sua ligação ao veículo.

Pode obter mais informação sobre isto, e sobre como parar a partilha de dados entre o veículo e a aplicação FordPass, aqui.

Alguns veículos têm notificações emergentes no veículo para alertar os condutores sobre a configuração de uso partilhado de dados. Os condutores com um dispositivo móvel não reconhecido podem ver uma janela emergente desdobrada no veículo alertando-os sobre a configuração atual dos dados do veículo ou o uso partilhado da localização. Um dispositivo móvel é «reconhecido» se foi sincronizado com um sistema de entretenimento informativo, como o SYNC. Deste modo, se alguém é novo no seu veículo, ou não o conduz o suficiente para sincronizar o seu dispositivo móvel, o sistema notificará a sua configuração atual de uso partilhado de dados. Assim, não se esqueça, ao voltar a colocar a posição do seu assento ou ajustar os seus retrovisores, é possível que também deva restabelecer a sua configuração de dados. Tenha em conta que desconectar o veículo ou alterar a configuração de uso partilhado de dados pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de certos serviços.

O nosso compromisso consigo

Comprometemo-nos a gerir a sua informação pessoal, incluindo a informação do seu veículo conectado, de forma correta e em conformidade com as nossas políticas de privacidade e a legislação aplicável.

Pode obter mais informação sobre a política de privacidade da FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. aqui.  

Também pode obter mais informação sobre o tipo de informação que recolhe e usa o seu veículo consultando o seu manual do proprietário ou a aplicação FordPass (segundo disponibilidade).

Apenas trataremos a sua informação pessoal, incluída a informação do veículo conectado, quando tenhamos um fundamento de licitude nos termos do Regulamento Geralde Proteção de Dados para fazê-lo, por exemplo:

  • Com o seu consentimento. Em alguns casos, o uso que façamos da sua informação pessoal requererá o seu consentimento. Quando tenhamos o seu consentimento para utilizar a sua informação pessoal, terá o direito de retirá-lo em qualquer momento.
  • Para realizar ou executar o nosso contrato consigo. Estes contratos poderão incluir os termos sobre os quais a FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. proporciona a aplicação FordPass, por exemplo.
  • Quando consideremos que o uso da sua informação pessoal é necessário para cumprir com as nossas obrigações legais.
  • Quando o uso que façamos da sua informação pessoal esteja dentro dos nossos interesses legítimos ou dos interesses legítimos da organização com a qual partilhámos a sua informação pessoal e nos tenhamos assegurado de que a sua informação pessoal e os seus direitos relativamente a esta informação estão protegidos. Apoiamo-nos neste fundamento de licitude , por exemplo, para: personalizar a sua experiência e o marketing que recebe; para prever que produtos ou serviços Ford poderão ser do seu interesse; gerir e melhorar o nosso negócio e a nossa relação consigo; avaliar a qualidade dos serviços que nós prestamos e os concessionários, e os serviços que prestam os nossos fornecedores, a nós ou em nosso nome; proporcionar atualizações OTA a sistemas do veículo e para a resolução de problemas; em alguns casos para levar a cabo atividades de diagnóstico remoto; desenvolver produtos novos e melhorados, serviços e estratégias comerciais e de marketing; realizar investigações; proteger ou defender os nossos direitos ou propriedade ou os de outros, ou detetar, prevenir ou abordar problemas de fraude, segurança, proteção ou privacidade.
  • Em alguns casos, é possível que necessitemos utilizar a sua informação pessoal quando o consideremos necessário para cumprir com uma obrigação legal, para proteger a segurança de alguém ou os seus interesses vitais, ou para fins que sejam de interesse público.

Informação do veículo conectado

A informação do veículo conectado é informação sobre o rendimento do seu veículo, os seus componentes, peças e o seu estado, sobre como o seu veículo é utilizado, incluindo como é conduzido, a sua localização e o ambiente em que conduz (por exemplo, informação sobre a temperatura do exterior do veículo). Costuma associar-se com o NIV do seu veículo, que pode vincular-se consigo como proprietário ou arrendatário. A seguir, incluem-se os tipos de informação do veículo conectado que recolhemos e os fins para os quais, quando tenhamos uma um fundamento de licitude para o seu tratamento. .

Segundo o nível de conectividade que escolher para o seu veículo e, em alguns casos, as suas escolhas relativamente à informação do seu veículo conectado, nem todas as categorias de informação do veículo conectado podem ser recolhidas ou utilizadas para os fins descritos. A Ford pode anonimizar os dados e usá-los para qualquer propósito.

Tratamos a informação do veículo conectado utilizando sistemas de análise de dados de última geração para garantir a qualidade dos serviços e obter informação importante sobre os fins que se descrevem a seguir.

Categoria da informação do veículo conectado
Exemplos de dados Como é usado pela Ford?
Informação do veículo
Número de identificação do veículo (NIV), modelo de hardware e números de peças, estado dos sistemas do veículo (p. ex., níveis de fluidos, pressão dos pneus, e fechos), conta-quilómetros, e outra informação sobre como funciona o seu veículo

Para prestar serviços de conectividade; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento do veículo; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria de produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.

A informação do veículo pode ser transmitida remotamente através do FordPass Connect, AppLink, Wi-Fi ou obtida diretamente do veículo nas visitas de serviço.

Características de condução e funcionamento
Velocidade, uso do acelerador, travões, direção, cintos de segurança e outra informação similar sobre como o veículo é usado

Para prestar serviços de conectividade; para fins de investigação e melhoria dos produtos; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento do veículo; para prestar serviços que requerem a referida informação, como ofertas de descontos do seguro automóvel pela mão da sua companhia de seguros (segundo disponibilidade); e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.


As características da condução podem nos ser transmitidas de forma remota através do FordPass Connect ou AppLink.

Informação de serviços no veículo
Wi-Fi e ligação de rede móvel; versões de software e firmware de sistemas para veículos como SYNC; rendimento e uso de sistemas e tecnologia da cabina do veículo, como navegação, sistemas de entretenimento informativo, emparelhamentos de telefone/Bluetooth, controlo de temperatura, posição do assento e SYNC; alterações na configuração da conectividade.

Para prestar serviços de conectividade; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria de produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.


A informação dos serviços no veículo pode ser transmitida de forma remota através do FordPass Connect, AppLink, Wi-Fi ou obtida diretamente do veículo nas visitas de serviço.

Informação precisa sobre a localização

Latitude e longitude do seu veículo recolhidas em tempo real.

Esta informação pode ser utilizada para determinar a localização atual, a direção da viagem e a velocidade do seu dispositivo ou veículo.

Para prestar serviços de conectividade (p. ex., Live Traffic); para entender melhor e solucionar problemas de rendimento; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria dos produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.

A informação sobre localização precisa pode ser usada para lhe oferecer produtos e serviços à sua medida. A informação precisa sobre a localização é-nos transmitida de forma remota através do FordPass Connect ou AppLink.

Alertas sobre
o estado
da ligação

O modem envia periodicamente mensagens para permanecer conectado à rede de telecomunicações. Estas mensagens incluem informação que identifica o seu veículo, o SIM e o número de série eletrónico do modem. Os fornecedores da rede poderão ter acesso a informação adicional, por exemplo, identificação da torre da rede de telemóvel.
 
Nota: O FordPass Connect continuará a enviar esta informação a menos que o cartão SIM esteja desativado. Entrar em contacto com o seu Centro de Apoio ao Cliente local para obter mais informação.

Para validar que o FordPass Connect é capaz de enviar e receber dados através da rede de telecomunicações.

Os alertas sobre o estado da ligação são transmitidos à Ford de forma remota através do FordPass Connect.

Informação sobre atualização OTA
Versões de software e firmware atuais do FordPass Connect e outras especificações técnicas associadas com um modem específico ou outros módulos/sistemas do veículo.

Para garantir que o FordPass Connect, os módulos do veículo, e os sistemas têm todas as atualizações e versões de software necessárias e atuais.

A informação sobre atualização OTA é-nos transmitida de forma remota através do FordPass Connect ou através de Wi-Fi.

next
prev

Também podemos usar a informação do veículo conectado descrita anteriormente para:

  • determinar se o FordPass Connect está completamente conectado e, se não estiver, contactá-lo com informação sobre os nossos serviços de conectividade. Contudo, só o faremos se aceitou receber as nossas comunicações de marketing;
  • satisfazer os seus pedidos (por exemplo, para que possa receber serviços através da aplicação FordPass);
  • gerir e melhorar o nosso negócio e a nossa relação consigo;
  • avaliar a qualidade dos serviços que oferecemos, e dos serviços prestados pelos nossos fornecedores, a nós ou em nosso nome;
  • gerir os seus pedidos; e
  • ajudar a entender, desenvolver e melhorar os nossos produtos, processos, serviços e estratégias de marketing;
  • cumprir com as nossas responsabilidades legais e reguladoras, para responder a processos judiciais ou pedidos de informação emitidos por autoridades públicas ou outros terceiros, para prevenir e detetar delitos e fraudes, ou proteger os seus direitos, os nossos ou os de outros.

Podemos, quando a lei o permitir, analisar, utilizando processos automatizados de tomada de decisões, e combinar a sua informação do veículo conectado com outra informação que tenhamos sobre si, para ajudar com os fins descritos anteriormente. Isto poderá incluir, por exemplo, analisar informação de diagnóstico do veículo, gerir retiradas, avaliar a eficácia do nosso serviço de marketing e apoio ao cliente, realizar análise de mercado e identificar produtos ou serviços que possam interessar-lhe, e entrarmos em contacto consigo para informá-lo sobre esses produtos e serviços.

Em circunstâncias pontuais, as decisões automáticas que tomemos podem ter um efeito legal ou similar sobre si. Apenas tomaremos este tipo de decisões automáticas sobre si se:

  • as decisões forem necessárias para executar ou realizar um contrato consigo;
  • as decisões forem autorizadas pela lei; ou
  • nos der o seu consentimento para que tomemos decisões automáticas.

Pode entrar em contacto connosco para solicitar mais informação sobre a tomada de decisões automatizada e, em alguns casos, opor-se ao uso que façamos da tomada de decisões automatizada, ou solicitar que uma decisão automatizada seja verificada por uma pessoa.

Dados e segurança do veículo

Ninguém pode garantir que a transmissão de dados através da Internet seja segura, mas nós, os nossos fornecedores de serviços e parceiros levamos muito a sério a proteção de dados e a cibersegurança.

Utilizamos várias medidas de segurança técnicas, administrativas e físicas para ajudar a proteger e manter a segurança, a integridade e a disponibilidade da informação do veículo conectado.

Cibersegurança do veículo

A Ford tem uma equipa de cibersegurança para veículos conectados, e estabelece várias medidas de segurança técnicas e organizativas para proteger a informação do veículo conectado, incluindo controlos de acesso para limitar o acesso desnecessário ou não autorizado à informação do veículo conectado, assim como medidas de segurança cibernética como a função hash e a encriptação de dados.

Participamos ativamente em vários fóruns partilhados do setor centrados em como abordar estes complicados problemas técnicos. Além de contar com profissionais especializados em segurança do veículo automóvel, também trabalhamos com organizações dentro da crescente comunidade de profissionais especializados em cibersegurança, incluído o grupo de trabalho de Auditoria e Controlo e Fabricação de Sistemas de Informação BITS, e aplicamos estas ótimas práticas gerais ao veículo, quando proceda.

A Ford também se orgulha de participar como fundador num esforço de toda a indústria para abordar problemas emergentes através do Auto-ISAC (Centro de Análise e Intercâmbio de Informação Automobilística). O Auto ISAC serve como eixo nevrálgico para os fabricantes de automóveis, fornecedores e outros grupos de interesse e partilha de inteligência cibernética, coordenar e responder às ciberameaças eletrónicas do veículo.

Ceder e partilhar dados

Podemos partilhar a informação do veículo conectado com:

  • empresas ou outras organizações que tivermos contratado para prestar serviços em nosso nome, como empresas de alojamento web e outros fornecedores de tecnologia da informação;
  • empresas ou outras organizações quando nos tiver pedido ou tenhamos acordado que podemos partilhar a sua informação pessoal com elas;
  • distribuidores e os nossos parceiros quando for necessário para oferecer-lhe um produto ou serviço, que inclui, por exemplo, o nosso fornecedor de rede Vodafone;
  • assessores profissionais;
  • qualquer organismo de segurança, jurídico, regulador, autoridade governamental ou outro terceiro quando consideremos que é necessário para cumprir com uma obrigação legal ou normativa, ou caso contrário, para proteger os nossos direitos, os direitos de qualquer terceiro ou a segurança pessoal das pessoas, ou para detetar, prevenir ou abordar problemas de fraude, proteção ou segurança;
  • qualquer terceiro que compre, ou a quem cedamos, todos ou substancialmente todos os nossos ativos e negócios; e
  • empresas no Grupo Ford Motor Company, uma lista das quais se pode encontrar aqui [http://corporate.ford.com/global-links.html#s0f0].

Quando partilhamos a sua informação pessoal, asseguramo-nos de que é utilizada para fins que sejam compatíveis com os que são descritos aqui.

A sua informação pessoal pode ser cedida dentro do Espaço Económico Europeu («EEE»), assim como a países fora do EEE (inclusive à Ford Motor Company nos EUA).

A Comissão Europeia pode não considerar que os países a quem cedemos a sua informação pessoal garantam o nível adequado de proteção da informação pessoal. Quando cedemos a sua informação pessoal fora do EEE, certificamo-nos de que o fazemos de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis. Por exemplo, quando for necessário, estabeleceremos controlos de segurança apropriados de acordo com as nossas obrigações legais para garantir que a sua informação pessoal esteja adequadamente protegida, independentemente do país a que é cedida. Estes controlos de segurança podem incluir a obtenção de garantias contratuais de qualquer terceiro que tenha acesso à sua informação pessoal, de que a sua informação pessoal estará protegida por standards equivalentes a aqueles que protegem a sua informação pessoal quando está no EEE. Se desejar obter mais informação sobre como a Ford protege a sua informação pessoal quando é cedida fora do EEE, ou para obter uma cópia das medidas de segurança que implementamos para proteger a sua informação pessoal quando se cede, entre em contacto com a FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. utilizando os dados que se apresentam mais abaixo.

Conservação

Guardamos apenas a sua informação pessoal em forma identificável pelo tempo que for necessário para os fins estabelecidos anteriormente. Isto geralmente significa conservar a informação quando ocorra um dos seguintes pontos:

  • a sua informação é razoavelmente necessária para satisfazer os fins para os quais apresentou a informação ou nós a recolhemos;
  • a sua informação é razoavelmente necessária para proteger e defender os nossos direitos ou propriedade (geralmente será a duração do período de limitação relevante na sua jurisdição); ou
  • nos é exigido de qualquer outro modo que conservemos a sua informação segundo as leis ou regras aplicáveis.

Quando a informação for utilizada para mais de um fim, conservamo-la até que expire o fim com o último período.

Assim que a informação do veículo conectado já não for necessária, é irreversivelmente anonimizada ou destruída.

Para obter mais informação sobre as nossas políticas de conservação, entre em contacto connosco através dos dados de contacto que estão disponibilizados mais abaixo.

Os seus direitos e como contactar-nos

Tem o direito, como indivíduo, a saber que informação temos sobre si e para que fins, assim como a realizar correções se for necessário. Também tem o direito, em alguns casos, de objetar que continuemos a proceder ao tratamento da sua informação pessoal, ou de pedir-nos que eliminemos e restrinjamos o uso da sua informação. Em alguns casos, também pode solicitar que a sua informação pessoal lhe seja proporcionada num formato eletrónico de uso comum para que possa partilhá-la com outras organizações (isto frequentemente denomina-se direito de «portabilidade de dados»).

Recomendamos que entre em contacto connosco para atualizar ou corrigir a sua informação pessoal se alterar ou se a informação pessoal que dispomos sobre si for incorreta.

Se não estiver satisfeito com a forma como usamos a sua informação, esperamos que em primeiro lugar nos comunique esse facto para que possamos esclarecer as suas dúvidas e responder às suas solicitações. Contudo, também tem o direito de apresentar uma reclamação perante a autoridade nacional de controlo de proteção de dados.

Se tiver perguntas ou dúvidas relativamente ao uso que fazemos da sua informação, ou desejar exercer algum dos seus direitos, em primeiro lugar, entre em contacto com a FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA.

Pode encontrar os dados de contacto da FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. aqui:

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA
Parque Tejo, Estrada Nacional 10, Km 131.200 (Alverca),
2625-445 Forte da Casa.
800 210 373 (número gratuito).

Também poderá entrar em contacto com a Ford Motor Company pelo número +001- 800-392-3673, 800-232-5952 (número gratuito) (DTS para pessoas com problemas de audição), ou

Customer Relationship Center
P.O. Box 6248
Dearborn, MI 48126

Também pode entrar em contacto com o responsável europeu de proteção de dados diretamente através do endereço de correio eletrónico

dpeurope@ford.com

Alterações

É possível que esta informação seja modificada ou atualizada em algum momento. Quando as alterações tiverem um impacto fundamental na natureza do tratamento ou tiverem um impacto substancial sobre si, será avisado com antecedência suficiente para que tenha a oportunidade de exercer os seus direitos relativamente à sua informação pessoal (por exemplo, opor-se ao tratamento).