QUER CONHECER O MAIS COMPLETO (E ELECTRIFICADO) SUV?

Man sitting in the cinema

Tem tudo para satisfazer as necessidades das famílias. A começar no design musculado e a acabar nas úteis soluções de conveniência, sem esquecer a elevada tecnologia. Para mais, conta com as novas versões híbrida plug-in e 100% híbrida.

Pode um automóvel ser actualizado em termos de design, tecnologia e soluções de conveniência para se tornar num completo SUV electrificado? Pode. E, este, chega-nos do país vizinho, mais concretamente de Valência, onde é produzido em versões PHEV, FHEV e 1.5 EcoBoost a gasolina de 150 cv.

A electrificação está a ganhar cada vez maior expressão. A vantagem dos veículos híbridos, sobretudo os que se ligam à tomada (plug-in), está na redução do consumo de combustível e das emissões poluentes, tornando o ambiente nos grandes centros urbanos mais respirável e menos saturado quando se circula em modo 100% eléctrico.

Um Hybrid (HEV), também conhecido como “híbrido auto-carregável”, combina um motor eléctrico com um motor de combustão. A potência do motor eléctrico permite que o carro seja movido apenas com electricidade durante alguns quilómetros, podendo este, contudo, ser movido apenas por uma fonte de energia ou pelas duas em simultâneo.

Já um PHEV, que também combina combustão interna com electricidade, requer carregamento eléctrico para se tirar o melhor partido da sua utilização. A vantagem de um PHEV é que tem uma autonomia eléctrica superior à de um HEV, precisamente por poder ligar-se à tomada.

Pois bem, o novo Kuga representa mais um passo no percurso da Ford rumo a uma gama de veículos de passageiros e comerciais 100% eléctricos na Europa até 2035.

Uma oferta abrangente de propulsores, incluindo opções híbridas plug-in (PHEV) e 100% híbridas (FHEV), que constitui um trampolim para a locomoção 100% eléctrica e que permite aos clientes experimentarem o requinte, a conveniência e a redução das emissões.

Nível superior

O novo Kuga exibe um design moderno, com todas as versões a destacarem-se pela presença mais vistosa. Para mais, foram introduzidas novas versões Active e Active X (que se juntam às Titanium, ST-Line e ST-Line X), com uma imagem mais robusta e actualizações técnicas que adicionam versatilidade.

E como não existe uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão, o novo Kuga aposta numa nova frente, com uma grelha frontal arrojada, emoldurada por uma barra de luzes de LED a toda a largura disponível em opção, que combina bem com os novos faróis 100% LED.

Na traseira, o design das ópticas surge, agora, em forma de bastão de hóquei invertido. Já o novo difusor traseiro e a eliminação da pega do portão da bagageira, completam o visual musculado e agradável à vista.

Se há coisa que o novo Kuga proporciona, é uma maior diferenciação entre as versões da gama, dando, assim, maior flexibilidade aos clientes para escolherem a opção que melhor se adapte aos seus gostos e necessidades.

Espaço, versatilidade, conforto, equipamento e segurança. São estas as características que não podem faltar num SUV. E o novo Kuga tem todos estes atributos. Depois, em função dos gostos individuais, cada versão dispõe do seu próprio layout. O cliente só tem de escolher o que mais lhe agradar.

As sofisticadas funcionalidades de infoentretenimento e conveniência têm na tecnologia Ford SYNC 4, incluída de série e repleta de funcionalidades, incluindo navegação conectada à cloud e controlo por voz com compreensão de linguagem natural, as suas mais-valias.

Mas há mais: o novo Kuga inclui ligação wireless Apple CarPlay e Android Auto, bem como a possibilidade de ligar dois smartphones com um modem 5G para uma conectividade super-rápida e streaming contínuo. Uma verdadeira tecnologia sobre rodas.

No caso do Alexa Built-in, permite aos clientes fazer perguntas ou efectuar comandos sem um smartphone ligado, desfrutando das vantagens das funcionalidades de entretenimento e produtividade do Alexa. Nunca este SUV tinha atingido tal patamar de sofisticação.

Melhor de dois mundos

Mais electrificado do que nunca. As novas versões híbrida plug-in e 100% híbrida do novo Kuga trazem melhorias significativas em termos de desempenho, existindo sempre uma opção que se adapta a qualquer necessidade. E conjugam o melhor de dois mundos: combustão com electricidade.

Quer o novo Kuga PHEV como o novo Kuga Hybrid (FHEV) conta com um motor de tracção de maiores dimensões e uma transmissão automática power-split melhorada, trazendo benefícios significativos em termos de desempenho e capacidade de reboque (2.100 kg, sendo a melhor da classe).

A combinação da eficiência de um propulsor electrificado com um sofisticado motor de combustão do novo Kuga PHEV deve-se ao bloco a gasolina de 2,5 litros (ciclo Atkinson), ao motor eléctrico, ao gerador e à bateria de iões de lítio de 14,4 kWh, que permitem chegar aos 243 cv.

O ambiente agradece: as emissões de CO2 da variante PHEV situam-se entre 20 e 28 g/km (homologação WLTP) e o consumo de combustível entre 0,9 e 1,2 l/100 km. Já a autonomia eléctrica, vai dos 60 aos 69 km.

A versão com menor nível de electrificação (Kuga Hybrid) recorre aos préstimos de um grupo propulsor FHEV com função de auto-carregamento, que oferece uma capacidade de condução puramente eléctrica, havendo ainda a opção de tracção dianteira ou integral inteligente.

No novo Kuga Hybrid, as emissões de CO2 vão de 121 a 146 g/km (homologação WLTP) e o consumo de combustível de 5,3 a 6,4 l/100 km, sendo a autonomia máxima anunciada de 900 km com um único depósito de combustível e até 64% de condução puramente eléctrica em cidade.

Quem quiser resistir aos “encantos” da electrificação, tem à sua disposição o motor a gasolina 1.5 EcoBoost de 150 cv, que apresenta um consumo de combustível (WLTP) que se situa entre os 6,3 e os 7,2 l/100 km e emissões de CO2 de 144 a 163 g/km.

Destaque merece, também, no caso do novo Kuga PHEV, a tecnologia de geofencing (demarcação geográfica) que muda, automaticamente, para o modo de condução eléctrica quando o veículo entra numa zona de baixas emissões, sem que o condutor tenha de fazer algo.

As tecnologias de última geração, os sistemas avançados de assistência ao condutor, o design revisto, a eficiência superior, o conforto aumentado, o equipamento reforçado e os melhorados propulsores híbrido plug-in e 100% híbrido, fazem do novo Kuga o mais completo SUV electrificado.

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