FORD PUMA: UM EXCELENTE PRIMEIRO CARRO

Ford Puma: um excelente primeiro carro

Design desportivo, interior espaçoso, motorizações eficientes, tecnologias de segurança. Se é jovem e procura o seu primeiro carro, há um modelo ideal para si que está vocacionado para a cidade e pertence ao segmento da “moda”.

Ágeis, eficientes, equipados com soluções inteligentes e económicos, os crossovers compactos, que derivam dos SUV (Sport Utility Vehicles) foram concebidos para quem vive intensamente a cidade. É o caso do Puma, que faz parte do segmento da “moda”.

Para jovens que procuram o seu primeiro carro, o Puma é, por isso, a escolha ideal, até porque representa uma evolução de alta tecnologia do veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa. Além disso, desempenha, na perfeição, o papel de carro citadino.

E o que pretende o público jovem quando compra o seu primeiro carro? Que o modelo seja versátil, que tenha estilo, que esteja na moda, que seja fácil de conduzir e de estacionar, que seja económico e que esteja rodeado de fortes medidas de segurança. Mas vamos por partes.

Se há coisa que a Ford pretende com o Puma, é elevar a experiência de crossover compacto a um novo patamar, dominado por um estilo inconfundível, um ambiente de condução de vanguarda e soluções de arrumação flexíveis e versáteis.

Sobre o estilo, não existem dúvidas. O design exterior do Puma baseia-se num carácter marcante, dominado por um porte atlético, com melhoramentos que retêm o seu fascínio único.

Disponível em seis cores, incluindo a nova “Cactus Grey”, o Puma pode ser equipado com jantes de liga leve de 17” a 19”, conforme a versão que se escolha, característica que vinca a sua imponência na estrada e desperta a atenção das pessoas.

Os faróis, totalmente novos, com uma assinatura luminosa de nova concepção, em forma de "garra", sublinham a sua presença marcante. A dianteira é dominada ainda pelo novo logótipo da Ford. As cavas das rodas pronunciadas e o desenho elegante da traseira completam o apelo do conjunto.

 

Activo, práctico, moderno

Projectado para um estilo de vida activo, práctico e moderno, o Puma cumpre todos os requisitos de um público jovem que procura o seu primeiro carro e que faz da cidade o seu habitat preferido, embora o modelo esteja sempre pronto para “caçadas” em estradas nacionais e auto-estradas.

Seja qual for a tonalidade exterior do Puma, este crossover compacto destaca-se pela sua imagem jovial, que cativa os olhares mais indiscretos. De dia ou de noite, o Puma é sempre alvo de enorme cobiça, com os seus contornos bem definidos a espalharem charme e sensualidade.

Já o seu lado práctico e moderno, encontra total correspondência no interior sofisticado. Exemplos? Os elementos de design fluidos em monobloco, combinados com ecrãs digitais de última geração, pensados para proporcionar uma inesquecível experiência a bordo.

E a verdade é que o tema tonalidade única do habitáculo resulta numa aparência elegante. O design envolvente flui harmoniosamente através de um painel de instrumentos com saídas de ar de linhas finas, barra de som tridimensional esculpida e novo volante desportivo, com base plana.

Espaçoso e com boa acessibilidade, por via do amplo ângulo de abertura de todas as portas, o Puma incentiva o convívio e as viagens descontraídas em família ou com amigos. Os locais de arrumação e o volume da bagageira também fazem as delícias de quem procura o seu primeiro carro.

E se dúvidas houvesse quanto ao seu lado versátil, atente-se na inovadora MegaBox, que proporciona 80 litros adicionais de arrumação integrada no piso da bagageira, permitindo guardar objectos com um máximo de 115 cm de altura.

MegaBox essa que contribui para os 456 litros de volume na bagageira com os bancos traseiros em uso. Assim, o Puma pode enfrentar, sem receios, as férias em família ou as aventuras com amigos, esteja a zona de carga repleta de malas ou de equipamento desportivo.

Se há gadget que os jovens, hoje, não dispensam, é o smartphone, que, no Puma, pode ser perfeitamente integrado utilizando o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios, bem como o Alexa Built-in, presente de série, respondendo a comandos de voz mesmo sem qualquer telefone ligado.

Já o ecrã central panorâmico de 12”, que surge integrado com um efeito flutuante, está posicionado no topo da consola central e inclinado na direção do condutor com o objectivo de facilitar a interacção e reforçar a percepção desportiva do cockpit.

Igualmente bem pensado é o sistema de infoentretenimento, de última geração, designado SYNC 4, ligado à cloud e suportado, também, por conectividade 5G. O Puma está sempre ligado ao mundo e acompanha as constantes necessidades de comunicação dos jovens condutores.

Dia-a-dia em segurança

A facilidade com que se conduz o Puma, é outra mais-valia. Equipado com direcção assistida, sendo o ângulo de viragem de 10,4 metros entre passeios (11,2 metros no caso da versão ST Powershit), este modelo consegue serpentear no meio do trânsito urbano com total à-vontade.

Estacionar também é muito fácil. Basta que existam mais 30 cm à frente e atrás (o Puma tem 4.186 mm comprimento, valor que sobe para 4.226 mm no caso da mais musculada variante ST Powershift) para arrumar este crossover compacto num lugar paralelo sem qualquer esforço.

A eficiente e económica gama de motorizações do Puma combina desempenho elevado com baixas emissões. O motor a gasolina 1.0 EcoBoost Hybrid, com tecnologia mild hybrid de 48 Volt, oferece 125 cv e 155 cv nas versões Titanium, ST-Line e ST-Line X, subindo a potência para 170 cv no caso da variante ST, equipada com transmissão Powershift de sete velocidades com dupla embraiagem.

Destaque merecem, também, os quatro modos de condução seleccionáveis – “Normal”, “Eco”, “Sport” e “Slippery” – que ajudam a optimizar a experiência de condução e adaptam a resposta da mecânica a cada contexto de utilização. Há dias em que temos mais pressa do que noutros...

Mas a inovação não se fica por aqui. A compatibilidade com a Ford Software Update permite que o Puma possa continuar a evoluir. Tanto mais, já foi anunciada que haverá uma variante Gen-E, 100% eléctrica, naquele que será o primeiro Puma sem emissões.

As tecnologias que facilitam o dia-a-dia na cidade também assumem particular relevância, uma vez que simplificam a utilização deste modelo e tornam a vida bem mais descomplicada a bordo, permitindo ganhar tempo para outras tarefas ou compromissos.

É o caso do supracitado SYNC 4, que tem o dobro da capacidade de processamento da versão anterior, sendo, não só, mais rápido, como estando, também, apto a utilizar um complexo algoritmo de aprendizagem automática para assimilar os dados introduzidos pelo condutor ao longo do tempo.

Por exemplo, pode oferecer sugestões mais precisas e respostas mais rápidas à medida que se acede à navegação conectada (presente de série), ao entretenimento e às funcionalidades de comunicação.

É ainda possível utilizar comandos de voz naturais para aceder às funções de entretenimento, meteorologia e climatização em modo “mãos-livres”. Assim, já não é preciso tirar as mãos do volante nem baixar o nível de concentração.

Por último, mas não menos importante, os inúmeros dispositivos de segurança presentes a bordo. Eis alguns: Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, sistema de câmara de visão surround 360°, Centragem na Faixa de Rodagem, Assistência Preditiva à Velocidade, Assistência em Cruzamento, Assistência à Travagem em Marcha-atrás e Travagem Traseira de Tráfego Cruzado.

Aqui está um excelente primeiro carro: o Ford Puma.

ARTIGOS RELACIONADOS