NOVO FORD TOURNEO CONNECT PASSA A INTEGRAR A GAMA 5 ESTRELAS DA FORD
O novo Ford Tourneo Connect acaba de se tornar no mais recente modelo do construtor a ver-se premiado com 5 estrelas na avaliação de segurança da Euro NCAP.
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Porte atlético, garras afiadas, enorme agilidade, mordida poderosa. Há um felino à solta no segmento dos SUVs compactos. E recorre aos préstimos de motores EcoBoost, equipados com tecnologia mild hybrid de 48 Volt, para caçar as suas presas.
Não ruge, mas ronrona. E bem alto. Também consegue rosnar, bufar, assobiar e, imagine-se, até miar. Como se de um gato doméstico se tratasse. Mas não é. Conhecido como solitário e noctívago, o Puma é um felino que prima pela agilidade e facilidade em caçar presas muito maiores do que ele.
O que tem isso a ver com o veículo de passageiros mais vendido pela Ford na Europa? Tudo. O Puma eleva a experiência de SUV compacto a um novo patamar, apostando num estilo inconfundível, num ambiente de condução futurista e em soluções de arrumação flexíveis e versáteis.
Um SUV (abreviatura de Sport Utility Vehicle) é, por definição, um veículo de carácter desportivo, dotado de um estilo dinâmico, que oferece uma posição de condução mais elevada, uma altura ao solo superior e uma versatilidade de utilização que faz com que se adapte a vários contextos.
É precisamente o caso do Puma, ainda que a Ford prefira defini-lo como um crossover compacto, com o estrangeirismo a simbolizar o cruzamento de vários conceitos. Que tipos de SUV existem? Os compactos (como o Puma), os médios (como o Kuga) e os de grande porte (como o Explorer).
O design exterior do Puma baseia-se no carácter marcante de um verdadeiro predador, com melhoramentos que, segundo a marca norte-americana, retêm o seu fascínio único. Mas a sua pelagem é tudo menos monocromática. O Puma está disponível em seis cores, incluindo a nova “Cactus Grey”, e pode ser equipado com jantes de liga leve de 17” a 19”, conforme a variante.
O olhar felino deve-se aos faróis totalmente novos, com uma assinatura luminosa de nova concepção, em forma de "garra", para aumentar a presença marcante do Puma na estrada. A dianteira é dominada ainda pelo novo logótipo da Ford.
Para além do porte atlético e do estilo inconfundível de felino, o interior do Ford Puma é sofisticado. Elementos de design fluídos em monobloco, combinados com ecrãs digitais de última geração, criam um ambiente de condução moderno e tornam a experiência a bordo inesquecível.
O tema tonalidade única do habitáculo resulta numa aparência sóbria. O design envolvente flui harmoniosamente através de um painel de instrumentos com saídas de ar de linhas finas, barra de som tridimensional esculpida, novo volante desportivo, com base plana, e ecrãs digitais.
Este SUV compacto apresenta, também, um painel de instrumentos digital, de 12,8”, que pode ser personalizado para exibir as informações consideradas mais úteis, com gráficos nítidos.
O ecrã central panorâmico, de 12”, surge integrado com um efeito flutuante, posicionado no topo da consola central e inclinado na direção do condutor, para facilitar a interacção e reforçar a percepção desportiva do cockpit. O sistema de infoentretenimento, de última geração, SYNC 4, é conectado à cloud e suportado, também, por conetividade 5G.
Os smartphones podem ser perfeitamente integrados utilizando o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios, bem como o Alexa Built-in, presente de série, respondendo a comandos de voz mesmo sem qualquer telefone ligado.
O carácter prático do Puma é sublinhado pela inovadora MegaBox, que proporciona 80 litros adicionais de arrumação integrada no piso da bagageira, permitindo guardar objectos com um máximo de 115 cm de altura.
A MegaBox contribui para os 456 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros em uso. Como resultado, o Puma pode enfrentar, confortavelmente, as férias em família e outras aventuras, com uma zona de carga repleta de malas ou de equipamento desportivo.
Apesar de ser um predador feroz, o Puma não descura os sistemas avançados de assistência ao condutor, onde se incluem tecnologias que podem ajustar a velocidade automaticamente quando se utiliza o Cruise Control Adaptativo Inteligente e o sistema de câmara de visão surround de 360°.
Os bancos, o volante e o novo apoio de braços deslizante têm acabamentos em couro sintético Sensico, com costuras delicadas, em “cinzento frio”, nas versões Titanium e costuras cruzadas, em “vermelho vivo”, nas variantes ST-Line. Os pedais desportivos e as embaladeiras em liga leve de elevada qualidade, bem como o revestimento escuro do forro do tejadilho, estão, igualmente, presentes.
O pára-brisas laminado acústico é outra das características distintivas deste felino, que também disponibiliza um tecto panorâmico em vidro com abertura, permitindo tornar o interior mais luminoso durante o dia e ver as estrelas à noite quanto o céu não está encoberto.
O Puma introduz tecnologias de condução normalmente presentes em modelos de classe superior no formato SUV compacto, proporcionando deslocações mais confortáveis e uma atitude mais confiante a quem vai ao volante.
Exemplos não faltam. O Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop & Go não só beneficia de uma travagem e aceleração mais suaves, como, também, inclui a função de Centragem na Faixa de Rodagem. A Assistência Preditiva à Velocidade pode ajustar, preventivamente, a velocidade do veículo em curvas, rotundas e no acesso e saída de autoestradas.
Disponível como opcional, um sistema de Câmara de Visão Panorâmica de 360° apresenta, no ecrã central, uma vista “flutuante” a partir de cima do veículo, permitindo ao condutor visualizar objectos e obstáculos que, de outra forma, não seria possível a partir do interior do Puma.
Mesmo apostando numa gama simplificada de motores, o Puma tem uma atitude feroz. Ou não fosse ele um temível predador. O motor a gasolina de três cilindros 1.0 EcoBoost Hybrid, da Ford, está disponível com potências de 125 cv e 155 cv para as versões Titanium, ST-Line e ST-Line X, fazendo uso da tecnologia mild hybrid de 48 Volt para reduzir consumos.
Se, em vez da caixa manual de seis velocidades, o condutor preferir a transmissão Powershift (automática de dupla embraiagem) de sete relações, pode optar entre as versões de 125, 155 e 170 cv, esta última designada ST e a mais dinâmica da gama.
A compatibilidade com a Ford Software Update permite que o Puma possa continuar a evoluir e a melhorar ao longo do tempo. Tanto mais, que a Ford anunciou que haverá, também, um Puma Gen-E (100% elétrico), que oferecerá uma condução com zero emissões poluentes.
Os motores EcoBoost Hybrid incluem um motor de arranque/gerador integrado accionado por correia (Belt-driven Integrated Starter/Generator, BISG) em vez do alternador convencional. Tal permite recuperar e armazenar a energia que, normalmente, é desperdiçada durante a travagem e a desaceleração, de modo a carregar a bateria de iões de lítio de 48 Volt, arrefecida a ar.
O BISG também actua como um motor, integrando-se no bloco a gasolina e utilizando a energia armazenada para fornecer assistência de binário durante a condução normal e a aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do Puma.
Nas suas “caçadas”, o Puma tem à disposição quatro modos de condução selecionáveis – “Normal”, “Eco”, “Sport” e “Slippery” – que ajudam a optimizar a experiência a bordo e ajustam as respostas do motor e da transmissão a cada situação.
Com um estilo de vanguarda, uma experiência digital imersiva e uma conectividade (SYNC 4) plenamente integrada, o Puma é um SUV compacto que faz jus ao seu ADN para proporcionar aventuras inesquecíveis. Até porque não existe nenhum outro modelo no segmento que seja tão feroz.