NOVO FORD TOURNEO CONNECT PASSA A INTEGRAR A GAMA 5 ESTRELAS DA FORD
O novo Ford Tourneo Connect acaba de se tornar no mais recente modelo do construtor a ver-se premiado com 5 estrelas na avaliação de segurança da Euro NCAP.
Clique aqui para conversar com o nosso assistente virtual e muito mais!
Se procura um SUV de cinco lugares 100% elétrico, com uma autonomia superior a 600 km, que combina engenharia alemã com estilo americano, o Ford Explorer elétrico é para si!
Reinvenção. É, a par com eletrificação, a palavra que melhor assenta no léxico do SUV de cinco lugares sem emissões que a Ford criou. Desenvolvido e construído na Alemanha, o Ford Explorer é o primeiro modelo de uma vaga de novos e inovadores veículos elétricos da marca.
Esta nova e ousada proposta elétrica combina engenharia alemã com arrojado estilo americano, delineando o percurso que aponta a uma completa reinvenção da Ford na Europa e dominado por um elevado sentido de responsabilidade ambiental.
Tanto mais, que o Explorer é produzido nas primeiras instalações da marca dedicadas a veículos elétricos na Europa (Ford Cologne Electric Vehicle Center), fruto de um investimento de dois mil milhões de dólares, que transformou uma fábrica histórica numa unidade do futuro.
O Centro de Veículos Elétricos da Ford Colónia está equipado com tecnologia IA de ponta e uma multitude de centenas de robots de última geração, que fornecem uma nova geração de veículos elétricos de elevada qualidade aos clientes europeus.
Além disso, o Ford Explorer é produzido numa das fábricas de montagem de veículos mais eficientes da Ford a nível global, apoiada por reduções significativas em termos emissões, de utilização de água e de consumo de energia.
Um trabalho alinhado com o objetivo de alcançar, até 2050, a neutralidade carbónica em toda a pegada de produção europeia de instalações, logística e fornecedores diretos.
Com cinco lugares repartidos por duas filas de bancos, o Ford Explorer aposta num design futurista, que combina porte atlético com sensualidade. Prova disso, são as proporções robustas da carroçaria, o desenho dos grupos ópticos, a linha descendente do tejadilho e a cavas das rodas pronunciadas.
Disponível num total de cinco cores (“Arctic Blue”, “Agate Black”, “Magnetic”, “Frozen White”, “Blue My Mind” e “Lucid Red”), este SUV 100% elétrico tem no design arrojado em "escudo", em vez de dispor de uma grelha tradicional, outro dos seus ex-líbris.
Por dentro, mantém-se o lado aventureiro do Explorer. Locais para guardar objectos não faltam. A MegaConsole, de 17 litros, colocada entre os bancos da frente, que permite transportar um computador portátil de 15” ou várias garrafas de 1,5 litros, é o exemplo mais elucidativo, combinando-se com um espaço de arrumação privado (My Private Locker) e outro disponível na bagageira, de acesso mãos-livres.
Os bancos desportivos esculpidos e a sofisticada barra de som com subwoofer integrado do sistema áudio B&O de 10 altifalantes, mais típica dos concept-cars do que dos veículos familiares, são outras características do habitáculo, e está disponível nas versões Explorer e Explorer Premium.
Se há coisa que este SUV elétrico também proporciona é uma experiência digital inesquecível, ajudando condutor e passageiros a manterem-se conectados e confortáveis em viagem.
Nesse sentido, do equipamento fazem parte o ecrã táctil móvel de grandes dimensões SYNC Move de 14,6” e o sistema de infoentretenimento totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios (compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay) para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução.
E porque a segurança está em primeiro lugar, o Explorer integra um conjunto de funcionalidades avançadas de assistência à condução, incluindo controlo automático de velocidade adaptativo, faróis LED Matrix adaptativos e câmara de 360°.
O pack de tecnologia de assistência à condução apresenta nada menos do que 12 sensores ultra-sónicos, cinco câmaras e três sensores de radar, todos com uma missão e a trabalhar em prol de uma causa comum: manter a segurança dos ocupantes no nível máximo.
Disponível em versões de tracção traseira (RWD) ou integral (AWD), o Explorer recorre, em ambos os casos, a uma bateria de iões de lítio, níquel-manganês-cobalto (NMC) de longo alcance, escolhida pela sua densidade energética, potência e desempenho em diversos climas europeus.
O motor elétrico, colocado na traseira, pode assumir três patamares potência: 79 kW (204 cv), 210 kW (286 cv) e 250 kW (340 cv). Tudo dependerá das preferências do cliente. Sendo certo que, no seu melhor, este crossover tem uma autonomia superior a 600 km.
Agora, outro factor de grande preponderância tratando-se de um modelo 100% elétrico: o tempo de carregamento. De 10 a 80%, o Explorer precisa de cerca de 26 minutos utilizando um carregamento rápido de até 185 kW DC para a versão AWD.
E as boas notícias não se ficam por aqui. Os condutores do Explorer poderão, também, aceder e pagar, facilmente, o carregamento em mais de 600 mil pontos da BlueOval Charge Network, utilizando, para o efeito, a aplicação FordPass ou a inovadora tecnologia Plug & Charge.
Estes incluem postos de carregamento de alta potência da IONITY - um consórcio do qual a Ford é membro fundador - e da Allego, com quem a Ford anunciou uma parceria para a introdução de carregadores ultra-rápidos nos concessionários Ford.
Não é só o carregamento do Explorer que é rápido e simples. Este modelo acelera mais depressa do que um Focus ST da Ford Performance, com 340 cv, o que significa que os 100 km/h podem ser atingidos em 5,3 segundos pela versão de tracção integral. O Explorer AWD está, também, apto a rebocar até 1.200 kg.
O carregamento da bateria pode fazer-se de forma rápida e fácil, seja na via pública ou em casa. O Explorer pode ajudar a encontrar os pontos de paragem mais convenientes ou, caso o carregamento seja feito em casa, pode ser programado para usar eletricidade mais barata, garantindo uma bateria completa e um habitáculo pré-aquecido para saídas antecipadas.
Terminamos com a faceta exploradora deste SUV elétrico. A aventureira Lexie Alford estabeleceu um recorde oficial ao tornar-se na primeira pessoa a circum-navegar o globo num veículo elétrico, tendo utilizado… o Ford Explorer, que atravessou seis continentes, passou por 27 países e percorreu mais de 30 mil quilómetros, na aventura Charge Around The Globe.