- Bateria (de alta tensão) ou conjunto de baterias: A fonte de alimentação que armazena a energia para o veículo elétrico. Uma bateria de alta tensão é por vezes referida como um "conjunto de baterias", uma vez que contém, de facto, várias células que constituem uma bateria e várias baterias que formam o conjunto final de baterias ou a bateria de alta tensão.
- O conjunto de baterias é frequentemente fornecido com duas métricas utilizadas para descrever a sua capacidade em kWh:
- Capacidade instalada ou bruta da bateria - A quantidade de energia que pode teoricamente ser extraída da bateria do VE em condições nominais especificadas, que são, no entanto, diferentes das condições de utilização pelo cliente, ou seja, a bateria seria mais carregada e descarregada em comparação com o funcionamento do cliente. No seu funcionamento efetivo, é utilizada menos do que esta capacidade instalada, a fim de garantir um funcionamento seguro e duradouro durante todo o tempo de vida útil da bateria.
- Capacidade útil ou líquida da bateria - Antes de mais, é importante saber que o estado de carga (SOC) indicado ao cliente se refere sempre à capacidade útil da bateria. Por conseguinte, a capacidade utilizável é a quantidade de energia que está a ser descarregada em funcionamento real, à medida que a bateria passa de um SOC indicado pelo cliente de 100% para 0% (igualmente no sentido inverso: enquanto carrega de 0% para 100%). A autonomia elétrica também se refere à autonomia de condução obtida com a utilização da capacidade útil da bateria de alta tensão.
A diferença entre as duas atua para proteger o desempenho da bateria do VE durante o tempo de vida do veículo.
A título de exemplo, o Mustang Mach-E GT tem uma capacidade de bateria instalada de 98,7 kWh e uma capacidade utilizável de 91 kWh.
As baterias dos VE podem variar em termos de química e tamanho das células, de modo a oferecerem características de desempenho diferentes, o que também pode afetar o desempenho de carregamento da bateria.
- Máquina elétrica (frequentemente designada por "motor"): O componente de um veículo elétrico que converte energia elétrica em energia mecânica para alimentar o veículo, ou - enquanto desacelera - atua como um gerador (é porque pode atuar como um gerador que é corretamente referido como uma "Máquina Elétrica" em vez de um "Motor Elétrico").
- Porta de carregamento: A "tomada" num veículo totalmente elétrico ou híbrido plug-in onde o acoplador do cabo de carregamento é ligado para carregar a bateria de alta tensão do veículo. Comparável ao orifício de abastecimento de combustível de um veículo com motor de combustão interna.
- Porta da porta de carga (aba): Cobre e protege a porta de carregamento e funciona de forma semelhante a uma porta de abastecimento de combustível para ajudar a manter os detritos fora.
- Carregador de bordo: Um dispositivo de conversão de energia ("CA/CC") no veículo que converte a energia CA em energia CC, de modo a carregar a bateria de alta tensão.
- Sistema de gestão da bateria: O "cérebro da bateria": um sistema eletrónico no interior da bateria de alta tensão, que monitoriza e controla os sistemas da bateria, de modo a manter a tensão, as correntes e a temperatura dentro dos limites, durante o funcionamento do veículo, bem como a carga e a descarga. Os limites são concebidos de modo a garantir a segurança, a fiabilidade e a durabilidade da bateria durante toda a vida útil do veículo.
- Frunk (bagageira dianteira): Um espaço seguro sob o capô dianteiro (capot) que serve como espaço de armazenamento adicional, onde o motor está normalmente localizado num veículo com motor de combustão interna.
- Bomba de calor: Um sistema de aquecimento no veículo que é mais eficiente (em quase todas as condições de temperatura) do que os tradicionais elementos de aquecimento elétricos ("aquecedor PTC"). Enquanto os aquecedores tradicionais convertem diretamente a energia elétrica em energia térmica, uma bomba de calor move a energia térmica do exterior para o interior (através de um ciclo de compressão-expansão=refrigeração). Quanto mais baixa for a temperatura exterior, pior será a eficiência de uma bomba de calor, razão pela qual existe também um aquecedor elétrico para garantir que o passageiro do veículo dispõe de potência de aquecimento suficiente a qualquer temperatura exterior.
- Bateria de baixa tensão: Os VE têm uma bateria de baixa tensão de 12 volts para alimentar os sistemas fundamentais antes de a bateria de alta tensão ser ativada e para armazenar a energia de 12V durante o funcionamento do veículo.
- Bateria LFP: As baterias de iões de lítio de fosfato (LFP) ferroso (ferro) são um tipo de bateria de alta tensão que é normalmente mais adequada para clientes que carregam regularmente a bateria até 100% da capacidade (deve ser carregada até 100% pelo menos uma vez por mês). Normalmente, também beneficia de taxas de carregamento mais rápidas do que uma bateria NCM, mas é mais pesada e, muitas vezes, tem menor autonomia.
- Bateria NCM: As baterias de iões de lítio de níquel-cobalto-manganês (NCM) são um tipo de bateria de alta tensão que é normalmente mais adequado para os clientes que necessitam de mais autonomia ou que irão utilizar o seu veículo elétrico para reboque. Para otimizar a vida útil da bateria, é preferível não carregar regularmente as baterias NCM a 100%.
- Bateria NMC: Ver NCM - uma disposição alternativa das letras.